Suporte - Dica compra Computador

Sou técnico eletronico formado em 1980. Amo e pratico eletronica desde então. Mas no Brazil, eletronica está lá fora. Portanto resolvi mudar de campo efiz um curso superior em Análise de sistemas.

Mesmo envolto nesses campos muitas vezes fui ludibriado na compra de um equipamento.

A gente não compra certos tipos de equipamentos com frequencia e muitas vezes esconder detalhes é o que faz a compra realizar-se.

Neste documento explico o que você deve observar na hora da compra de um novo computador.

Custo x Benefício

Muitas pessoas querem sempre comprar o melhor que há sem muitas vezes se importar com o preço. Não é a maioria das pessoas mas, com certeza, são a maioria das pessoas frustradas pelas compras.

Quando for escolher o produto não pense só no momento mas também quanto tempo estima em comprar o mesmo equipamento novamente. Muitas vezes temos um projeto importante e estimamos que se ele durar um ano, até terminar o projeto, valeu a pena ( custo * benefício ).

Comprar um produto obsoleto pode até te atender no momento mas no futuro vai te deixar na mão. O problema é que esse futuro nem sempre é determinado não só financeiramente como o espaço de tempo.

Portanto ao comprar um novo computador pense no presente e que ele deve atender o que você necessita por um tempo.

Marcas e Fabricantes de Chips

Se você acha que fabricante significa bom produto eu até concordo mas há um custo nisso e nem sempre é verdade

Os fabricantes de chips brigam pelo mercado e a concorrência faz com que eles desenvolvam chips melhores e mais sofisticados continuamente. Esse investimento em inovação é o que os torna lider de mercado mas há um limite porque o investimento em desenvolver novos chips é custeado pelo preço de venda e, sendo assim, vence quem tem o melhor e o mais barato.

A Intel vem perdendo consecutivamente mercado nestes últimos anos. No mercado de desktops e laptops vem perdendo muito mercado para a AMD. A linha Ryzen da AMD está batendo de longe a Intel mas se você não precisa de um servidor High-End ou de um PC ou LAPTOP super game esta vantagem não faz diferença, pagar mais barato por uma coisa pior.

No mercado de celulares e dispositivos Móveis a Intel praticamente não aparece como fornecedor de chips. Muito pelo contrário, tem fabricante de chips de celular querendo instalar seus chips em PCs e Destops. A tecnologia ARM tem se mostrado com excelente performance e consumo.

Meu processador é um I5 bem melhor que um I3

A afirmação acima nem sempre é correta. Você precisa verificar o seguinte :

Geração do Processador

Muitas empresas com o passar dos anos incorporam melhorias técnicas em seus produtos. Com os fabricantes de chips não é diferente. Falando da Intel temos umas 10 gerações de chips e a cada geração é feita uma melhoria que corresponde a um ganho significativo em algum ponto do processador. Portanto falar que um I7 da primeira geração é melhor que um I3 da décima geração é ilusão, depende do que está sendo considerado.

Classe do Processador

Um processador é um chip complexo com milhões de transistores e, como todo produto, no processo de fabricação pode ocorrer erros e alguns chips sairem com defeitos. O que acontece com os chips defeituosos? São jogados fora ? Primeiramente é feita uma análise do que esta defeituoso. Se o defeito for pequeno e o defeito contornável, o chip é vendido com uma sub-classe bem mais barato. É o caso da linha CELERON que é o chip que teve um defeito no cache L2. Sendo assim a Intel desativa o cache L2 e vende o chip bem mais barato. Com isto o processador perde uns 20% de sua capacidade de processamento porque perde muito tempo esperando que um dado da memória fique disponível.

Se você comparar versões de processadores de mesma geração e categoria vai ver que há diferenças significativas mas não são tão impactantes no desempenho geral da máquina. Por exemplo comparando um I3 com um I5 não vai ter uma grande diferença a não ser que pertençam a classes diferentes de processadores. Essas 'classes' são a que o processador se destina : Servidores, Desktops, LapTops ou Dispositivos Móveis.

Contudo há versões específicas de processadores que tem um desempenho muito inferior ao ser comparado com outra classe do mesmo processador. Cito um exemplo, tenho um LapTop Dell Inspiron 14 2640 com um processador Intel I5-3337U operando a 1,8GHZ e tenho outro Laptop Lenovo G460 com um processador Intel I3-M380 operando a 2,53 GHz. Comparando os dois não deixa dúvidas que o Processador I5-3337U é muito superior ao I3-380M nem tanto pelo fato de um ser I3 e o outro I5 mas sim por que o M no processador I3 significa móvel ou seja, que o processador é para o 'Segmento de mercado : Telefone celular'

Sendo assim é bom você notar uma coisa : existe pelo menos 4 familias de processaodores:

Familia 1 - Para servidores - É os Xeons da vida que você só vai ter oportunidade de comprar quando ficarem obsoletos por novas versões.

Familia 2 - Para desktops : São o melhor custo-benefício e os que eu recomendo. Sei que todos usam laptops mas se esqueceram que a nível de processamento o desktop ganha de lavada.

Familia 3 - LapTops : São processadores capazes de reduzir sua frequencia de clock e com isso economizar bateria. Contudo os processadores de laptop raramente chegam ao nível de um desktop especialmente por causa de consumo e geração de calor. Um processador I7 de um desktop pode consumir mais de 60W enquanto que o mesmo processador num laptop raramente passa metade dessa potencia quando opera no máximo de sua capacidade.

Familia 4 - Mobiles : São processadores destinados a equipar dispositivos móveis como celular ou IOT. Com o tempo estes dispositivos tem ganho capacidade de processamento e com isto alguns foram usados para equipar laptops ( caso da Intel I3-380M ).

Resumindo quando se fala em um processador Intel I5 logo vem a idéia que é coisa boa e se o vendedor esconder que ele é um celeron ou um detalhe técnico importante você cai do cavalo comprando uma coisa que não é bem o que queria.

Todos processadores de mesma classe são iguais ?

Você pode pensar que todos processadores da mesma classe são iguais, por exemplo, todos I5 são iguais. Não, não são. Nos testes dos chips é feito um teste com a velocidade máxima. Deu erro, é feito outro teste com uma velocidade mais baixa e isso se repete até que ele funcione corretamente em uma velocidade ou o chip é descartado por um defeito mais grave.

Outra coisa a ser considerada é ao que se destina o chip. Falar que um I5 de um Laptop é igual a um I5 de um desktop isso só pode ser verdade em pouco período de tempo porque um I5 consome muita energia e num Laptop a bateria iria durar minutos. Sendo assim um processador para LapTop tem normalmente a sua velocidade reduzida para poupar energia. Quanto ao processador do Desktop, ele não..pode ter até um mecanismo que desligue o sistema automaticamente para economizar energia quando o computador não está em uso mas quando está em uso é sempre no máximo.

Cito como exemplo um servidor de datacenter que tenho. Ele, sem fazer nada, descansando consome 240W e se você puxar processamento dele chega a mais de 650W. É um carro de fórmula 1 e isso tem um custo.

Quanto ao processador note a Velocidade de processamento do processador. Estou utilizando um processador I5 a 1,8GHZ para desenvolver este site mas meu celular tem um processador que facilmente supera essa marca. No momento estou aguardando o Visual Studio para o celular.

Os melhores processadores possuem a velocidade perto de 3GHZ e para dar uma comparação decente veja a velocidade do processador do seu celular e compare com a do seu micro. Se bem que CISC leva uma certa vantagem em comparação ao RISC com o mesmo clock, mas nem sempre.

Suporte

Quando você compra um equipamento conta com o fabricante para mantê-lo funcionando não só no presente mas no futuro também.

Estou desenvolvendo este site num laptop Dell Inpiron 14 2640 que veio com o windows 8 que posteriormente atualizei para windows 10 e desde então tenho tido tela azul em algumas aplicações que usa a GPU (Processador Gráfico). Reclamei, esperneei, fiz de tudo mas a Dell nem aí. Cuidado para que isso não aconteça com vocês.

Sistema Operacional

O sistema operacional determina a utilidade do seu equipamento. Se você precisa escrever uma aplicação que escreva 'Hello world' praticamente qualquer um serve.

Contudo o sistema operacional determina o lote de aplicativos e funcionalidades que rodam nele.

Contudo hoje temos a núvem...podemos chamar uma API do google e fazer o reconhecimento de voz fora do nosso equipamento e recebemos apenas o texto. Contudo existe uma latência de processo, ao enviar e receber o retorno via rede temos uma latencia de alguns segundos e, dependo da situação, é aceitável ou não. Se a informação é utilizada para tomada de decisões importantes pode ser que você deseje processar na sua própria máquina e para isso você precisa do suporte do sistema operacional bem como de um bom hardware que suporte isso.

Bateria

Este item requer uma página só para ele por ser estratégico e por necessitar de cuidados especiais se quiser preservar a sua durabilidade por mais tempo. Clique aqui para ir para a página sobre baterias de laptops.

Vendas(Quantidade) - Peças e Manutenção

Observe a produção e venda do equipamento no mercado. Um produto bom é bem vendido,popular enquanto que um mal, se for bem vendido, gera um ruído desgraçado. Se o produto é bem vendido é mais fácil achar peças e manutenção para ele.

Diferenças entre fabricantes

Qual a diferença em comprar de um fabricante A ou de um fabricante B ? Hoje todos tem que fabricar um bom equipamento porque estão colocando seu nome e futuro num produto.

Mas mesmo um bom fabricante pode ter uma ovelha negra em sua familia. Como citei acima, a Dell quando fabricou meu laptop ( um inspiron 14 2640 ) esqueceu que ele precisa de respirar e a tela azul aparece com frequencia quando o uso da GPU é grande ( e olha que a GPU é uma das mais simples, Intel HD Graphics 4000 ).

Aconselho a procurar uma classificação do produto na Internet. Quando tem muita gente falando mau dele é que algo tem de errado nele. Alguns defeitos crônicos são muito comuns como os da SangSung na linha de celulares ( que são muito bons ) mas, em alguns modelos, havia um defeito que sumia metade da tela e quando está na garantia você aciona a garantia, quando não está, paga a primeira vez mas a segunda joga o celular fora.

Todos os fabricantes estão fora do Brasil mas alguns nem sequer aparecem em nosso mercado. É o caso da HTC ( fabricantes de celulares do Japão), uma Toshiba ( o melhor fabricante de laptops do mundo - Japão) ou a Hitachi (Japão). Elas foram subtituídas pelas chinesas como Xiaomi, Huawei mas o gap de qualidade é incontestável. Se você acha que dá pra comparar um produto SanSung com um Xiaomiou Huawei é porque nunca comprou um deles. Não dá não. Até aquele negócio de espionagem que o Trump falou se você acha que é piada, baixe uma atualização deles e verá que não é. Especialmente se o celular for feito para ficar na própria China.

Por experiência profissional própria cito os melhores fabricantes por ordem de qualidade de produto :

Apple : Se você não se importa de pagar caro, ter um produto que só funciona com a Apple, que vai jogar fora em 5 anos, que é incompatível com o mundo, pode ser uma boa escolha. A qualidade é incontestável mas eu não recomendo de jeito algum qualquer produto Apple. Se você conhece a Apple desde seus princípios sabe que a Apple era insuperável tanto em software quanto em hardware. Hoje em hardware não são mais e em software, devido a politicas da empresa, perderam toda a inovação que garantiam a eles a liderança do mercado.

Lenovo : A lenovo comprou a antiga IBM que tinha a melhor linha de equipamentos do mercado, se bem que eram caros. Ela tem diminuido os preços e a qualidade dos produtos mas ainda estão entre os melhores do mercado.

Dell : Fabricam os melhores equipamentos estimando custo versus benefício. Contudo em matéria de atendimento a nós, pequenos clientes, são péssimos.

Asus : Os equipamentos da Asus são bons mas ligeiramente frágeis. Quando a gente desmonta os laptops da Asus se não tomar cuidado acabamos quebrando componentes plásticos porque são finos e só o peso do próprio elemento pode quebrar o plástico.

SamSung : Fabricam bons equipamentos e por serem uma linha das mais baratas e mais vendidas sofrem uma certa discriminação por apresentarem muitos defeitos. Na realidade, pela quantidade que vendem, não dá não. Basta dividir o número de aparelhos vendidos pelo que deram defeitos que se constata que são bons.

HP e Compaq : A HP comprou a Compaq já há um bom tempo e parece que a própria linha da HP caiu de nível e se igualou aos da Compaq. Não quer dizer que o produto não seja bom mas vem perdendo mercado há cada ano.

Acer : A Acer é uma concorrente direta da SanSung se compararmos as vendas de produtos, são muito populares por serem bons e baratos. Coloquei o fabricante nesta posição porque pensei na manutenção e, neste ponto, estão bem atras dos demais. Já viu uma autorizada Acer por aí? Conheço uma pertinho daquele restaurante inglês...piada...são duas coisas muito raras no Brasil.

Obsolescência programada

É um recurso do fabricante que pára de dar suporte a um equipamento depois de um certo tempo de vida.

O caso mais comum é o da Apple. Todo produto Apple tem 5 anos como prazo de obsolescência seja ele um celular ou um imac. Depois desse período o sistema opereracional não é mais atualizado ( IOS ) e absolutamente tudo é simplesmente ignorado pelo fabricante, ou seja, qualquer erro ou falha antiga não é mais corrigida.

A propósito, as baterias do MacBookPro só duram 300 recargas ( do site da própria Apple) o que daria mais ou menos 1 ano de vida útil se o usuário carregar as baterias todos os dias que é exatamente o prazo de garantia da Apple do produto MacBookPro. O mesmo ocorre com a HP, fabrica produtos na mesma fábrica e qualidade, ou seja, se você comprar uma calculadora HP de R$ 10,00 ela é feita com a mesma qualidade da calculadora de R$ 500,00 e, por exemplo, o display é colado com uma fita adesiva parecida com 'durex' que se solta com alguns anos de vida útil do aparelho. Em súmula, sem a qualidade mínima que o usuário merece ter de um produto tão caro.

Isso é feito por todas as empresas como a Microsoft, por exemplo, mas ela já soltou correção para produtos que não dava mais suporte em vista que a falha era gritante e seus produtos ficavam muito vuneráveis.

O segundo caso é o da HP onde ela fabrica o 'driver' para os seus produtos e quando, por exemplo, o sistema operacional é atualizado para um mais novo e um 'novo' driver é necessário, ela não fabrica na tentativa inútil de vender produtos novos.

Fuja desses fornecedores sempre que puder. São péssimos fornecedores que não se importam com seus consumidores nem prezam a fidelidade com seus produtos.

Resumo

1-Um bom produto não tem que custar caro. Ele pode custar mais caro por ser um bom produto mas neste caso consulte os fornecedores que provavelmente você vai encontrar o produto mais barato.

2-Pesquise e levante os requisitos daquilo que você precisa. Comprar um computador pior que o seu celular pode ser uma grande frustração para qualquer um.

3-Os vendedores normalmente não mentem porque você teria motivo para devolver o produto contudo podem esconder fatos que condenariam a compra. Por isso é muito importante você definir o que quer com detalhes para não comprar gato por lebre.

4-Sempre tenha uma ideia do custo do produto. Muitos vendedores falam que o produto é melhor, tem isso ou aquilo que o outro não tem (normalmente um jargão técnico que você não entende ) e é mais caro por causa disso mas é uma fraude porque existe o mesmo produto por um preço bem menor.

5-Jamais pague mais caro por algo que você não precisa ou não irá utilizar. O resultado da inobservância desta regra é a frustração com o produto e a culpa não seria do fabricante ou do vendedor mas sim sua, o que é mais frustrante ainda. Eu cito o fato da banda larga da Vivo em casa...só porque eles colocaram fibra ótica eu tenho que aceitar uma banda larga de 100Megas pagando uma nota por isso. Reclamei para a Anatel e hoje tenho uma banda larga de 25 Megas e pago nem a metade do preço.